Em outubro, o Programa Arboretum, representando a Hileia Baiana, marcou presença no II Encontro de Juventudes da Rede Latino-Americana de Bosques Modelo, realizado no Peru. O evento reuniu jovens de 12 países e 16 Bosques Modelo, consolidando uma rede que visa dar voz, visibilidade e protagonismo à juventude na gestão e conservação dos territórios florestais da América Latina.
O encontro foi repleto de energia, cultura, amizade e compartilhamento de conhecimentos e experiências, reafirmando a importância da juventude como agente de transformação nos territórios. Durante a programação, os participantes conheceram as iniciativas e cooperações dos Bosques Modelo Pichanaki e Villa Rica, ambos localizados na Amazônia peruana, reconhecidos pela forte produção de café e pelo compromisso com a gestão integrada da paisagem.
Além disso, o grupo teve a oportunidade de conhecer o modo de vida e a sabedoria das comunidades indígenas das etnias Ashaninka e Yanesha, que compartilharam seus conhecimentos e práticas em harmonia com a floresta — um aprendizado profundo sobre a relação entre cultura, território e conservação.
A participação do Arboretum neste segundo encontro dá continuidade ao compromisso iniciado em 2024, durante o I Encontro de Juventudes da Rede Latino-Americana de Bosques Modelo, realizado na Costa Rica, quando o Programa integrou-se à rede e iniciou sua atuação internacional em articulação com jovens de outros territórios florestais. (Confira a notícia do primeiro encontro aqui).
Nesta nova etapa, o Arboretum reforça sua atuação nos comitês temáticos da Rede:

O Programa Arboretum agradece à Rede de Juventude, à Rede Latino-Americana de Bosques Modelo e aos anfitriões Bosque Modelo Pichanaki e Bosque Modelo Villa Rica, pela acolhida e hospitalidade.
Juntos, seguimos ampliando laços, aprendizados e ações pela conservação e pela valorização da diversidade florestal da América Latina.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!