Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Programa de Educação Ambiental

A Educação Ambiental do Programa Arboretum, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia UNEB, Campus X tem como propósito envolver os estudantes de escolas públicas e privadas em um ambiente que desenvolve ações de conservação e restauração de florestas, com o objetivo de mobilizá-los para adquirir uma consciência ambiental de valorização entre humanos e a natureza.

O Programa de Educação Ambiental “Semeando a Floresta na Gente” recebe diferentes turmas semanalmente, através de agendamentos. As crianças são recepcionadas por monitores capacitados e a todo momento são acompanhados e direcionados para o Espaços dinâmicos oferecidos.

Trilha

Adentrar a floresta significa conhecer e conferir valor, o uso da floresta e seu conhecimento são essenciais à sua conservação. Trilha pedagógica que trabalha a diversidade florestal, ampliando o conhecimento dos estudantes com contação de história e lendas através de resgate literário, com paradas para roda de conversas sobre a mata e a natureza; identificação das espécies arbóreas existente nesse espaço, ouvir os sons da floresta, observar as relações ecológicas que são estabelecidas nesse ecossistema, plantas, pequenos animais (formigas, aves, entre outros), líquens e fungos, a trilha também conta com réplicas de espécies de animais que encantam as crianças.

Viveiro Educativo

É uma estrutura desenvolvida para a produção de mudas especialmente pelas crianças, onde as mesmas realizam de modo dinâmico e educativo todas as atividades propostas.

Neste espaço desenvolve-se a atividade de colocar as sementes na sementeira, trabalhando o processo de germinação das sementes no seu primeiro estágio de vida e fazer o plantio de mudas que ficarão permanentemente no campo.

Jardim Sensitivo 

É um espaço destinado a diversos públicos e objetiva a utilização dos sentidos além da visão, os alunos com olhos vendados irão descobrir como os sentidos influenciam nossa percepção, por meio da identificação das plantas através do cheiro, tato, audição que são identificados através dos elementos que estão nesse espaço.

Oficina de desenhos

Momento e espaço para as crianças expressarem, por meio da arte, o que viram, o que sentiram e o que aprenderam em relação à vivência direta com a natureza.

Entre em contato e agende a visita da sua escola.

 

Aguarde..