Notícias

Programa Arboretum fortalece redes de conhecimento e foca na bioeconomia no Encontro de Comunidades Rurais 2025

Por Programa em 28/08/2025
Programa Arboretum fortalece redes de conhecimento e foca na bioeconomia no Encontro de Comunidades Rurais 2025

Com cantos tradicionais, oficinas práticas e trocas culturais, o Encontro de Comunidades Rurais 2025 reuniu, nos dias 6 e 7 de agosto, representantes de 25 comunidades do extremo sul da Bahia, noroeste de Minas Gerais e norte do Espírito Santo na Base do Programa Arboretum. Povos indígenas Maxakali e Pataxó, comunidades de remanescentes de quilombolas, agricultores familiares de assentamentos de reforma agrária e comunidades rurais participaram das atividades com foco na restauração da Mata Atlântica e na construção de uma bioeconomia de base comunitária.

O evento foi promovido pelo Programa Arboretum, em parceria com a Ecoagriculture Partners, In Partnership Canada, FASB – Inovaland, Fundo Socioambiental da Caixa e Governo Federal, além do apoio da Fundação José Silveira e do Ministério Público da Bahia.

Acolhimento e integração

A abertura no dia 6 incluiu uma visita guiada à Base do Programa Arboretum, seguida por cantos tradicionais do povo Maxakali e a mesa-redonda “Bioeconomia: Experiências no território da Hileia Baiana”. À noite, a feira de trocas e degustação de produtos comunitários valorizou a economia solidária, encerrando com apresentação musical de Lucas Aragão, concurso de dança e premiação dos três primeiros colocados.

Oficinas teórico-práticas

O segundo dia foi dedicado a oficinas que integraram saberes científicos e conhecimentos tradicionais:
•    Bioeconomia de óleos essenciais – Ryu Okada
•    Produção de mudas em paperpot – Renata Lopes e Carmem Oliveira
•    Meliponicultura – Werlhes Gomes
•    Pigmentos naturais – Moane Vieira e Ana Paula Gusmão
•    PANCs da Hileia Baiana – José Lima da Paixão

As atividades fortaleceram a articulação entre práticas ancestrais e inovações voltadas à restauração florestal e à autonomia das comunidades.
 

Partilha e compromisso coletivo

O encerramento do Encontro foi marcado por uma roda de conversa para refletir coletivamente sobre o fortalecimento da Hileia Baiana. A celebração final reconheceu as boas práticas desenvolvidas ao longo dos dois dias de atividades.

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..