Notícias

“Pomares da Mata Atlântica” entrega mais 2750 mudas frutíferas da Mata Atlântica

Por Programa em 23/11/2023
“Pomares da Mata Atlântica” entrega mais 2750 mudas frutíferas da Mata Atlântica

O projeto Pomares da Mata Atlântica entregou nesta quarta-feira (22) mais 2.750 mudas frutíferas nativas da Mata Atlântica. Foi um novo recorde de entrega. Antes desse, o maior número entregue de uma só vez, tinha sido em agosto, com 2.500 mudas. As entregas são gratuitas, fruto de cadastro feito pelos produtores rurais junto ao projeto.

Saindo da Base do Programa Arboretum em Teixeira de Freitas, as mudas seguiram para Eunápolis e Itagimirim, onde serão entregues nas comunidades Ponto Maneca, União Baiana, Projeto Agrovida (em parceria com a Polímata) e no Sindicato Rural de Eunápolis. Junto com as mudas, os produtores receberão o “Guia para Plantio e Cultivo de 50 Espécies Frutíferas da Mata Atlântica” para orientar e garantir o melhor resultado com os pomares.

Pomares da Mata Atlântica

O projeto Pomares da Mata Atlântica é uma parceria do Programa Arboretum com a Caixa Econômica Federal, que quer fazer conhecidas e cultivadas as espécies frutíferas da Mata Atlântica, com vistas à conservação pela utilização.

A Mata Atlântica é um bioma rico em espécies frutíferas que não foram assimiladas pela nossa cultura predominante, o que resultou em pomares cheios de frutos exóticos como mangas, jacas, laranjas... Logo, o projeto Pomares visa resgatar e fomentar a utilização e a riqueza dessas espécies nativas, proporcionando benefícios ecológicos. 

O cadastro

Diante do sucesso do projeto, o cadastramento está suspensos. Já foram requeridas mais de 85 mil mudas por produtores rurais.  Respeitando o tempo de cada muda, elas seguirão sendo entregues pouco a pouco. Até o momento não há previsão de reabertura dos cadastros.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..