Notícias

José Lima, colaborador do Programa Arboretum, vira personagem de quadrinhos

Por Programa em 18/12/2023
José Lima, colaborador do Programa Arboretum, vira personagem de quadrinhos

Com jeito simples e sorriso fácil, José Lima da Paixão é um daqueles colegas que ajudam a deixar os dias mais leves nas rotinas de trabalho. Sua habilidade e seus conhecimentos técnicos com a mata foram reconhecidos pela coleção de história em quadrinhos “Velosinho & Joaquim”. Na edição de Setembro-Dezembro, ano II, nº 6, José Lima virou um personagem e apresentou o Programa Arboretum.

Logo na introdução da revistinha “(...)Velosinho e Joaquim chegam ao Rio de Janeiro e visitam o Jardim Botânico. De lá, seguem para o sul da Bahia, onde conhecem um projeto de recomposição da Floresta Atlântica”.

Na história, os personagens principais estão curiosos para conhecerem o Programa Arboretum. Então, José Lima se apresenta a eles, conta que trabalha no Programa e em linhas gerais destaca como se dá o processo de produção de mudas. Lima ainda deixa lições acerca dos riscos de se introduzir espécies exóticas no bioma da Mata Atlântica e narra peculiaridades da Hilea Bahiana. 

A professora Maria das Graças Lins Brandão, Presidente do Instituto Cayapiá e responsável pela coordenação, roteiro e diálogos da revista, em entrevista, contou que a proposta de transformar José lima em um personagem partiu da Rafaela Campostrini Forzza, servidora do ICMBio que atua no Parque Nacional do Descobrimento e que também foi uma personagem deste número da revista. 

De acordo com informações contidas na própria revista, o referido número da Velosinho & Joaquim foi totalmente produzido com recursos concedidos pela Plataforma Semente, do Ministério Público de Minas Gerais. Constando também que o “interesse em produzir a coleção Velosinho & Joaquim é recuperar e divulgar a obra do botânico Tiradentino, Frei Mariano da Conceição Veloso. Frei Veloso deixou uma obra importantíssima, repleta de informações preciosas sobre os usos das plantas no século XVIII. O objetivo dos trabalhos é alertar sobre a importância da biodiversidade brasileira, das plantas medicinais, bem como o valor da ciência como um instrumento para a necessária conservação, valoração e valorização das plantas”.

José de Lima da Paixão: tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: colheita de sementes, técnicas de coleta de material botânico, árvores nativas, coleta de sementes e plantas alimentícias não convencionais.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..