Notícias

Coordenador do Projeto Pomares da Mata Atlântica comenta ações de restauração florestal

Por Programa em 01/04/2024
Coordenador do Projeto Pomares da Mata Atlântica comenta ações de restauração florestal

Você sabia que o Sul da Bahia e o Norte do Espírito Santo estão entre as regiões mais desmatadas da Mata Atlântica e apresentam períodos de escassez hídrica, cada vez mais frequentes? Uma verdade incômoda. É neste contexto que atua o projeto Pomares da Mata Atlântica, sediado no Programa Arboretum, em Teixeira de Freitas - BA.

 

Com vistas a promover a restauração florestal, utilizando espécies nativas, em áreas de preservação permanente, principalmente nascentes, inclusive com a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) em áreas da agricultura familiar.

 

Esse foi um dos assuntos que Bruno Vendramini, coordenador do projeto Pomares da Mata Atlântica, abordou em entrevista realizada na rádio Caraípe FM, programa Comando Geral com Fernando Moulin. “A gente acompanha, orienta, participa dos plantios, faz o monitoramento (...)”, iniciou ele.

 

Bruno explica que os produtores rurais interessados em restaurar suas áreas de preservação permanente à exemplo de nascentes ou beira de rio, deverão entrar em contato com o Programa Arboretum/Projeto Pomares da Mata Atlântica, a fim firmar essa parceria. “assim o produtor reduz seus custos para restaurar, já que ele não estará beneficiando só a ele, mas toda uma sociedade”.

 

Quando questionado acerca do modelo agroflorestal, Bruno explicou que a ideia do Sistema Agroflorestal é de seguir os princípios da mata e “praticar a agricultura ao mesmo passo em que faz a recomposição florestal”.

Bruno comentou que assim como a mata harmoniza “árvores, graminhas, herbáceas, solo coberto, vida no solo”, neste modelo “fazemos os plantios de nativas, de feijão, de abóbora, de milho, da cultura da banana e cacau, além de inserir outras culturas de interesse do produtor”, concluiu.

 

Os produtores que tenham interesse na restauração florestal de suas áreas devem entrar em contato pelo telefone: (73) 3011-5700, whats app  (71) 99965-9812 e-mail: contatoprogramaarboretum@fjs.org.br.

 

Assista ao vídeo no Youtube:

https://youtu.be/OiPRF_B3r0s?si=3opoY1hJm_Q-mpBR

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..