Acordo com o MPBA fortalece ações de conservação de árvores ameaçadas na Hileia Baiana
O Programa Arboretum acaba de celebrar a retomada de uma importante parceria com a Diretoria do Centro Nacional de Conservação da Flora do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (CNCFlora/JBRJ). Agora oficializada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica assinado em 23 de julho de 2025 com o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), essa aliança traz grandes avanços para a conservação da flora na região da Hileia Baiana.
Com esse acordo, o CNCFlora volta a integrar o Conselho Gestor do Programa Arboretum, contribuindo diretamente com o desenvolvimento técnico das ações e reforçando a governança interinstitucional. A parceria foca na implementação do Plano de Ação Nacional para a Conservação de Árvores Ameaçadas de Extinção do Sul da Bahia (PAN Hileia Baiana).
Entre as frentes de atuação estão a elaboração de protocolos para manejo e cultivo de espécies ameaçadas, a coleta e digitalização de amostras botânicas, e o apoio à criação de coleções ex situ para conservação fora do ambiente natural.
A retomada dessa parceria com o CNCFlora, que já colaborou com o Programa em ciclos anteriores, representa um reforço técnico e institucional para o Arboretum, que há mais de 10 anos trabalha pela restauração e valorização da diversidade florestal no sul da Bahia.
Com vigência até 2030, o acordo não envolve repasse de recursos, mas reafirma o compromisso coletivo com a conservação da nossa flora e o fortalecimento de redes que atuam em defesa das florestas.
Foto: Livro do PLANO DE AÇÃO NACIONAL PARA A CONSERVAÇÃO DE ÁRVORES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃODO SUL DA BAHIA publicado e distribuido pelo CNCFlora.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!